segunda-feira, 12 de abril de 2010

Oníricos vão ao mercado - Mafuá - 11/04/10

O mercado do Mafuá foi o local escolhido para a empreitada. Levamos a poesia nas mãos e nos olhos, simples, e com a certeza que ela já estaria por lá, entre o café da manhã e as verduras, entre as carnes e o barulho da feira livre. Vale agradecer Cícero Manoel que, entre canecas e tesourinhas, nos recepcionou em seu espaço cultural.
Numa impressão pessoal, eu, Laís, sofri um abalo quando do derramamento de poesias pelo mercado me deparo com seu Nicolau, 95 anos, que me respondeu prontamente: Não sei ler, só aprendi o suficiente para trabalhar. Não nego o choque. Eletrocutada respondi também prontamente: Eu leio para o senhor. Um momento de audição em meio à feira, 12 laranjas compradas e uma história de vida... seu Nicolau gostava de música e poesia, a família materna trouxera de Portugal o hábito de ouvir décimas (estrofes de 10 versos), da família paterna, cearense, o cordel era a maior expressão. Uma tragédia havia tirado o brilho de seu Nicolau. Ele perdera o filho, por isso trabalhava àquela altura da vida, sentado, com o rosto marcado pelas tantas histórias, e não queria mais saber de música ou poesia, décimas ou cordéis, até parar para me ouvir. Mesmo sem saber ler ele manteve consigo o pequeno papel com o poema, e um sorriso. Levei as laranjas e as histórias.

Academia Onírica presente: Demétrios Galvão + Kilito Trindade + Laís Romero + Valadares
Convidado: Zorbba Igreja

AO + goiabas

Seu Nicolau + Laís Romero

Não é propaganda política, é poesia mesmo.

Academia Onírica + Mingau de milho

Demétrios e o azul

lustre desconhecido

3 comentários:

  1. Muito legal o blog de vcs. E parabéns pela ideia bacana de levar poesia ao mercado do Mafuá.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O LUSTRE, OU MELHOR, ILUSTRE DESCONHECIDO DA FOTO NÃO É MAIS DESCONHECIDO.
    Estava apresentando nosso blog ao Ricardo Alaggio, pessoa interessada em poesia e boa musica (prof. do Dept. Economia e atual diretor da Editora / Gráfica - UFPI) quando fui interrompido pela exclamação “este é meu pai!” Pois bem, o Sr. Ilustre desconhecido é o Sr. Joel Ribeiro, Ex prefeito de Teresina na década de 70. Foi o prefeito Joel Ribeiro que sancionou a Lei instituindo o hino, o brasão e a bandeira de Teresina, a 10 de agosto de 1973.

    Kilito Trindade

    ResponderExcluir